COM SEGURANÇA E PRECAUÇÕES
Carnaval está aí e que tal você ficar por dentro dos seus direitos como consumidor? O INSTITUTO ABRADECONT preparou algumas dicas que podem te ajudar. Afinal, a Riotur estima que cerca de 8 milhões de foliões desfrutem da folia momesca na Cidade Maravilhosa!
PLANEJE-SE: Faça um cálculo de quanto pretende gastar por dia com hospedagem, transporte, passeios, alimentação e compras.
HOSPEDAGEM: sempre guarde o voucher ou comprovantes da reserva para evitar problemas quando for fazer o check in. Se não fez reserva, procure albergues, hostels em sites especializados. A plataforma Airbnb oferece hospedagens alternativas https://www.airbnb.com.br
BLOCOS E ESCOLAS DE SAMBA:Muitos blocos no Rio de Janeiro são abertos ao público. Outros vendem abadás então fique atento para pegar o seu na data e horários previstos pelos organizadores. A mesma dica vale para quem vai sair em escolas de samba na Sapucaí.
Ingressos Sambódromo – Se a ideia for ir direto para o Sambódromo cuidado com a ação de cambistas que costumam agir nessa época.
Documentos: Guarde bem seus documentos, cartões, dinheiro e principalmente celular. Acondicionar numa pequena uma bolsa dentro da roupa é uma forma de se precaver. Ao perder os documentos, as chances de sofrer fraudes de identidade dobram. Por isso, sempre tome muito cuidado. Algumas dicas úteis:
– Cópia autenticada dos seus documentos ao invés dos originais;
– Confira sempre seus documentos antes de sair e ao voltar ao hotel;
– Fique bem atento à movimentação ao seu redor nos blocos e locais de grande aglomeração e cuide dos seus pertences.
– Tenha sempre os telefones de atendimento 24h de bancos e endereços de delegacias de polícia.
PERDA OU ROUBO DE DOCUMENTOS: Primeiro de tudo- não se desespere. Você pode criar um alerta no site da SerasaConsumidor por e-mail. Se acha que perdeu, faça um alerta provisório.
http://www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos/
. Se tem certeza que foi roubado, faça um Alerta Permanente. Procure a delegacia de Polícia Civil mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência ou faça-o via internet. Para os eventos ocorridos no Rio de Janeiro, você pode acessar: https://dedic.pcivil.rj.gov.br
TRANSPORTES: Prefira o transporte público. É mais seguro e lhe oferece acesso mais próximo aos locais dos blocos ou Desfile das Escolas de Samba na Sapucaí. A melhor pedida é mesmo o metrô então compre seu bilhete com antecedência e evite filas.
Se for pegar carro por aplicativo sempre confira os dados do veículo e do motorista para sua segurança. Evite pegar carros particulares ou táxis que não estejam com o cartão de identificação visível para o passageiro.
ALIMENTAÇÃO:Observe as condições de higiene do local. Hidrate-se para brincar o carnaval! É a melhor pedida para enfrentar o calor de mais de 40 graus.
COUVERT ARTÍSTICO: a cobrança é devida, desde que o consumidor seja informado antes.
TAXA DE SERVIÇO: o pagamento da taxa de serviço (gorjeta) não é obrigatório e sim uma opção do consumidor. Em geral, bares e restaurantes cobram 10% do valor total da conta. Coagir o consumidor para pagá-la configura crime!
PERDA DA COMANDA: é considerada abusiva a cobrança de multa, caso o consumidor venha a perder a comanda de consumação.
CARDÁPIO: restaurantes, bares, casas noturnas e similares são obrigados a afixar as formas de pagamento e o cardápio com os preços, em Reais, logo na entrada do estabelecimento.
RESPEITE A NATUREZA: Evite jogar seu lixo pelas ruas e calçadas. A Prefeitura do Rio colocou cercas em volta de parques, jardins e áreas de preservação ambiental por onde blocos de carnaval vão passar.
LIXO: A Prefeitura do Rio está colocando 600 containers para descarte do lixo dos foliões. Mas você pode ser um agente trazendo seu saquinho para colocar seu lixo. A Multa é de R$293,85 para quem jogar lixo na rua.
XIXI: Nunca faça xixi na rua! A multa é de R$ 805,07 então opte pelos 34 mil banheiros químicos instalados pela cidade. Ou use banheiros em restaurantes e bares que costumam cobrar para quem não está consumindo no local.
IMPORTUNAÇÃO: A Secretaria da Mulher oferecerá apoio para casos de assédio ou violência contra a mulher com equipes na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães para apoiar mulheres e promover a conscientização sobre violência e importunação sexual.